Como Montar Um Cronograma Para Começar A Estudar Inglês

No universo do aprendizado de idiomas, um bom cronograma para começar a estudar inglês pode ser a diferença entre o sucesso e a estagnação. Embarque conosco nessa jornada linguística!

Como montar um cronograma para começar a estudar inglês sozinho

thumb do post sobre como montar um cronograma para começar a estudar inglês

Abaixo você verá algumas dicas para montar o seu cronograma inicial de estudos de inglês! E ao final, deixamos alguns exemplos de cronogramas que você pode seguir caso faça sentido! Vamos lá?

Autoavaliação: O primeiro passo para começar a estudar inglês

A autoavaliação ao montar um cronograma para estudar inglês é crucial para um aprendizado eficaz. Ao compreender seu nível atual, você pode personalizar seu plano, focando em suas áreas de necessidade e fortalecendo pontos já dominados.

Isso permite estabelecer metas realistas e mantém a motivação, à medida que você acompanha seu progresso. Ao se autoavaliar regularmente, garante-se uma adaptação constante do plano de estudos, tornando-o mais relevante e efetivo.

Essa prática não apenas otimiza o tempo de estudo, mas também prepara o aluno para eventuais avaliações formais de proficiência.

Escolha de recursos e métodos no seu cronograma de estudos

Dentro do vasto oceano de recursos, selecione os que se alinham ao seu perfil. De cursos online a livros, há opções para todos os gostos no seu cronograma de estudos. Entenda quais funcionam melhor para o seu estilo de aprendizado.

Não adianta querer fazer um cronograma baseado apenas em vídeo-aulas se você absorve melhor o conhecimento pela leitura. O ideal é reconhecer os melhores recursos para o seu perfil e conseguir inserir as diferentes frentes de estudo:

Confira por exemplo nosso guia sobre o uso de mapas mentais para estudar inglês!

Estabelecendo uma rotina para estudar inglês

Consistência é o nome do jogo. Mesmo com um breve estudo diário, o progresso é garantido. Organize essa rotina no seu cronograma de estudos para começar a estudar inglês e veja como você avançará melhor.

Caso você não tenha espaço para grandes momentos todos os dias, o que é bastante compreensível na rotina do mundo atual, pense em como incorporar o inglês no dia-a-dia.

Você pode, por exemplo, se propor a tentar ler e entender um material relacionado ao seu trabalho em inglês por dia. Ou assistir a um episódio da sua série favorita com áudio e legenda em inglês. Dessa forma, você incorpora o aprendizado sem desprender tanto tempo.

Mas lembre-se: quanto mais você dedicar tempo ao estudo firme da língua, mais rápido os resultados virão.

Montando seu cronograma

Agora que você já tem em mente os recursos, entende o seu nível de inglês e ideias de como integrá-lo à sua rotina, é hora de por a mão na massa.

Faça o seu planejamento com um período realista frente aos seus objetivos. Nossa sugestão é ter um cronograma de estudo de inglês semanal base para fortalecer a recorrência, somado à visão mensal para distribuição dos conteúdos.

Cronograma para começar a estudar inglês

Abaixo, montamos um modelo com 03 tipos diferentes de semanas que você pode usar de base para montar o seu cronograma para começar a estudar inglês. Os tipos são

  • Lazer E Estudos: Aqui você incorpora o estudo a momentos do seu dia a dia, tendo um avanço considerável com momentos de foco completo em itens primordiais para o seu aprendizado, com lazer e práticas mais leves ao longo da semana
  • 100% Focado: Para aqueles que podem dedicar períodos mais longos durante o dia e querem ter um avanço bastante potente no aprendizado do inglês
  • No dia a dia: Se você não possui tanto tempo para estudar inglês por conta de uma rotina pesada, uma semana como essa incorpora ele em diferentes momentos do seu dia, com um avanço gradual e consistência para sua evolução
cronograma para comecar a estudar ingles

Conclusão

Um cronograma para começar a estudar inglês é mais do que uma lista; é o seu mapa para a fluência. Com dedicação e planejamento, o mundo do inglês está ao seu alcance, não importa qual caminho você opte por seguir!

Time CSFI

Time CSFI

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.